domingo, 22 de novembro de 2009

PRISMA DO SUCESSO da 4B!

O PRISMA DO SUCESSO é baseado no TRIÂNGULO DO SUCESSO da 4B e foi criado tomando-se o FASEMA! FAHOMO! FATODI! FÁ! como as faces do prisma. O poliedro formado pelas quatro faces é um Tetraedro de Platão, ou uma pirâmide de quatro faces, quatro vértices e seis arestas, cada uma tendo um significado específico. As arestas formam o I.A.V.E. - Informação, Acesso & Atitude, Vontade & Virtude e Experiência & Execução. As seis arestas são Efetividade, Tecnologia, Aconselhamento, Curiosidade, Capacitação e Treinamento & Repetição. Para saber mais, mande um email para prisma@evolcomm.com. Em Janeiro teremos um livro exemplificando as utilidades do PRISMA do SUCESSO e se chamará "Dez lições de Sucesso Profissional."

terça-feira, 17 de novembro de 2009

FASEMA! FAHOMO! FATODI! FA!


Esse é o princípio do sucesso da 4B. É quase um mantra que devemos repetir sempre! Ele vem do triângulo do sucesso da 4B, que está ao lado e sempre o apresento durante minhas palestras e treinamentos. De nada adianta um excelente plano, sem ações e sempre me lembro da piada de um homem que pedia a Deus em suas orações, duas vezes ao dia, para ganhar na loteria. Após muitos anos a ouvir os pedidos, Deus respondeu: "Pelo menos jogue uma vez!" Fazer é o segredo do sucesso. Deixar de fazer é o caminho para o insucesso. Mas de nada adianta fazer de vez em quando, tem que fazer sempre. Quando você é mal tratado em qualquer lugar, jamais se lembrará das vezes em que foi bem tratado. A última é a que vale, mesmo que a primeira tenha sido encantadora. Assim, quem trabalha com atendimento a clientes deve se lembrar do mantra, que vem de:

1. FAZER

2. FAZER TODOS OS DIAS

3. FAZER HOJE MELHOR QUE ONTEM

4. FAZER SEMPRE MAIS


"FASEMA! FAHOMO! FATODI! FA!" Lembre disso com seus clientes e amigos!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

COMO AUMENTAR A LUCRATIVIDADE?





Vamos falar sobre o aumento de lucratividade. Já vimos como aumentar as vendas, e isso consequentemente levará a um aumento do valor financeiro dos lucros, ou seja, os lucros serão maiores naturalmente com uma maior venda de produtos, mas os custos também crescem. Portanto, devemos pensar em "lucratividade" do negócio e nunca somente no aumento de dinheiro pelas vendas. Exemplifico melhor! Se você vende dez unidades de um produto por R$ 100,00 e os mesmos custam R$ 50,00, você obteve um lucro financeiro de R$ 500,00 e sua margem de lucro foi de 50%. Agora, se você vende quinze unidades, seu lucro cresce para R$ 750,00, mas sua lucratividade permanece a mesma. Assim, o aumento dela em seu negócio depende de dois fatores: custo da mercadoria e preço de venda. A margem de lucro é definida da seguinte forma: {Margem% = [Preço de Venda - Custo] / Preço de Venda}. Como o objetivo nº1 de uma empresa deve ser o lucro (até empresas filantrópicas e sem fins lucrativos devem ter lucro), devemos cuidar dessa fórmula com muito cuidado. Em um mercado competitivo, muitas vezes fica difícil aumentar o preço de venda de um determinado produto, onde concluimos que a única forma de aumentar a lucratividade é reduzir custos. E existem várias formas de se fazer isso, inclusive o estudo de custos ocultos e custos alvo que são ensinados no treinamento da 4B chamado C.O.M.P.R.A. - Custos Otimizados de Materiais, Produtos, Recursos e Ações. Nele se mostram as ferramentas mais efetivas de redução do valor de aquisição de produtos e serviços, permitindo aumentar a lucratividade do negócio como um todo. A margem de lucro deve sempre ser dimensionada e planejada para que exista uma ótima relação custo-benefício para os clientes, que são os pagadores de nossas contas ao final do mês, e isso exige esforço de todo o time da empresa. Entre em contato para ter mais informações sobre isso e veja uma lista de CUSTOS OCULTOS no www.evolcomm.com/brain que é o site de treinamentos e palestras da 4B.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

VENDAS EM MOMENTOS DE CRISE!





"Vendas em Momentos de Crise" é um livro que fala das ferramentas que devem ser utilizadas pelo mercado de varejo para combater crises de atendimento e vendas. Ele ajudará você a aumentar a fidelidade dos clientes e a lucratividade dos negócios! Disponível no link Livros e Artigos no site da 4B - www.evolcomm.com . Boa leitura! Email do livro: vendasemcrise@evolcomm.com Todos os comentários serão sempre muito bem vindos!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A FORÇA DA REPETIÇÃO!

O vídeo acima de Roger Federer demonstra claramente como realmente "Nós somos o que repetidamente fazemos e pensamos!" Conforme o slogan da 4B, meio clonado de Aristóteles com enxertos meus! O artigo sobre "Fazema! Fahomo! Fatodi! Fa!" escrito na Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009, e criado pela 4B também demonstra a mesma coisa. Repetir as coisas da forma correta traz excelência ao que fazemos. Mas para isso, temos que fazer todos os dias. Fazer hoje melhor que ontem e fazer sempre mais. Infelizmente, outra maneira inexiste para sermos considerados muito bons, ou até mesmo os melhores. Ninguém na história do esporte chegou à chamada "perfeição" sem muito treino, muita dedicação e muita perseverança! Nem tampouco no mundo empresarial e corporativo. E da mesma forma, ninguém consegue todos esses muitos sem ajuda, e por isso me tornei consultor. Para tentar ajudar as pessoas a atingirem seu máximo, sempre! Procure ajuda externa caso tenha problemas. É como diz a máxima do direito: "O advogado que defende a si mesmo, tem um idiota como cliente!"

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

domingo, 16 de agosto de 2009

VENDAS EM MOMENTOS DE CRISE!



A palavra crise vem do grego, e quer dizer também escolha. E isso realmente é verdade! Quando estamos em meio a uma crise, fazer sua empresa ser a escolhida para investimentos dos clientes é o mais importante. E por isso, devemos atender e vender de forma correta. Durante a feita House & Gifit 2009 eu fiz uma palestra sobre Vendas em Momentos de Crise que vai se tornar livro em muito breve. Sempre gosto de lembrar que vendas e atendimento são inseparáveis, e muitos esquecem disso, principalmente quem trabalha no varejo. Atender é sorrir para seu cliente, falar seu nome, usar o nome dele, agradecer quando se despede e outras atitudes muito simples, só que usadas por poucos. Se quiserem receber uma cópia da apresentação na palestra, mande um email ou se cadastre no site da 4B que terei o maior prazer em enviar.
Site: www.evolcomm.com
Email: 4b@evolcomm.com

domingo, 26 de julho de 2009

Pensar, sentir e planejar o futuro!



Nossa mente tem momentos de pensamentos constantes em problemas que parecem insolúveis. Pensem um pouco na morte de um filho! Para a maioria das pessoas que só pensam, é uma dor e um problema sem conserto, correto? Apenas em parte. Essa dor realmente vai permanecer por algum tempo, e se tornará saudade e depois, positivamente, vai ser um amor incondicional de tudo que é realmente importante para nós. Deve-se sempre aprender com o passado, nunca se prender a ele! Essa lembrança de coisas dolorosas, perdas que são necessárias, são muito importantes para nosso crescimento pessoal. Faça a escolha correta! Aprenda com o passado, viva bem e em paz o presente e planeje o futuro, mesmo que ele nem venha. Nossos pensamentos se perdem pelo universo e alguém sintonizado vai usá-los em algum momento. E isso significa que você contribuiu para o futuro...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

MUDANÇAS PRECISAM SER FEITAS... REPENSE SEU VOTO PARA 2010!


A cada dia que se passa fica mais desmoralizado o nosso Congresso, representado pelo Senado e pela Câmara de Deputados. O mensalão acabou em pizza e essa do Sarney também vai acabar no mesmo. Impressiona a passividade de nós, brasileiros, que perante coisas terríveis e tão graves como as atuais atrocidades ao nosso país, poucos anos atrás, retiramos um presidente da república do poder, sem julgamento. E hoje sequer podemos votar pela retirada de um presidente do Senado, pois estamos presos... Agora estamos enfraquecidos, desacreditados e descrentes. Perdemos totalmente nossa noção de cidadania, de hombridade, de honestidade. Nos tornamos fracos e dependentes de uma justiça corrupta e inepta para tratar desses assuntos, até mesmo porque também foram em sua maioria indicados pelos próprios meliantes. O foro privilegiado de deputados, senadores, ministros e secretários é uma vergonha nacional. Mas assim é o mundo! Eu farei diferente em 2010. E você?
Repense seu voto...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

UMA BREVE HISTÓRIA DE UM PROFISSIONAL DE SUCESSO!


Meu primeiro livro publicado eletronicamente está disponível através do site da editora Clube de Autores. Confesso ser meu primeiro ensaio como escritor e aceito todas as críticas possíveis e imagináveis. É um livro bem despretensioso, mas penso que fácil de ler. Obrigado a todos que quiserem ver, e aos que deixarem de querer também! O link está abaixo.