Vamos falar sobre o aumento de lucratividade. Já vimos como aumentar as vendas, e isso consequentemente levará a um aumento do valor financeiro dos lucros, ou seja, os lucros serão maiores naturalmente com uma maior venda de produtos, mas os custos também crescem. Portanto, devemos pensar em "lucratividade" do negócio e nunca somente no aumento de dinheiro pelas vendas. Exemplifico melhor! Se você vende dez unidades de um produto por R$ 100,00 e os mesmos custam R$ 50,00, você obteve um lucro financeiro de R$ 500,00 e sua margem de lucro foi de 50%. Agora, se você vende quinze unidades, seu lucro cresce para R$ 750,00, mas sua lucratividade permanece a mesma. Assim, o aumento dela em seu negócio depende de dois fatores: custo da mercadoria e preço de venda. A margem de lucro é definida da seguinte forma: {Margem% = [Preço de Venda - Custo] / Preço de Venda}. Como o objetivo nº1 de uma empresa deve ser o lucro (até empresas filantrópicas e sem fins lucrativos devem ter lucro), devemos cuidar dessa fórmula com muito cuidado. Em um mercado competitivo, muitas vezes fica difícil aumentar o preço de venda de um determinado produto, onde concluimos que a única forma de aumentar a lucratividade é reduzir custos. E existem várias formas de se fazer isso, inclusive o estudo de custos ocultos e custos alvo que são ensinados no treinamento da 4B chamado C.O.M.P.R.A. - Custos Otimizados de Materiais, Produtos, Recursos e Ações. Nele se mostram as ferramentas mais efetivas de redução do valor de aquisição de produtos e serviços, permitindo aumentar a lucratividade do negócio como um todo. A margem de lucro deve sempre ser dimensionada e planejada para que exista uma ótima relação custo-benefício para os clientes, que são os pagadores de nossas contas ao final do mês, e isso exige esforço de todo o time da empresa. Entre em contato para ter mais informações sobre isso e veja uma lista de CUSTOS OCULTOS no www.evolcomm.com/brain que é o site de treinamentos e palestras da 4B.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário