sexta-feira, 14 de outubro de 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atendimento é fundamental para o sucesso!


Surpresa agradabilíssima nesse sábado em meu retorno de Londrina - PR,  após aulas pela FGV. Sempre que chego ao aeroporto de Guarulhos - Cumbica, SP, já compro minha passagem de retorno pelo ônibus de uma empresa que me deixa em São José dos Campos e agora Caçapava, diretamente desde lá. Sempre me impressiono com a falta de preparo dos motoristas e atendentes dessa empresa de fretamento rodoviário, normalmente sisudos, taciturno, sem sorrisos, sem palavras ou seja, robôs pilotos ou datilógrafos. Mas dessa vez foi diferente! "Ele simplesmente conhecia os quatro princípios do atendimento espetacular da P.R.A.T.I.C.A., e nunca participou de nenhuma palestra minha ou treinamento, que eu lembre!". Às 22:00h de um sábado, 03 de Setembro de 2011, saindo do aeroporto mais movimentado do país, um homem alegre, disposto, conversador e competente se apresentava e nos recebia pelo nome, brincava com os mais quietos, explicou como seria a viagem, ensinou o uso do cinto de segurança, definiu tempo de chegada em cada ponto, desceu para tirar malas de passageiros em paradas intermediarias (isso sei ser até proibido pela empresa, pois os clientes que ficam a bordo sempre reclamam: como pode parar sem ser na rodoviária, isso atrasa nossa chegada em dois minutos - isso mesmo, imensos dois minutos...), mas ele nem ligou. Chegou no horário previsto em todos os lugares e fez questão de se despedir de todos passageiros que deixavam o local. Isso sim é atendimento! Uma pena que ele é raro dentro de sua empresa, que sempre se esforça para deixar uma impressão negativa de seus funcionários. Mas ele terá muito, mas muito sucesso mesmo, podem acreditar! Seu nome? Adilson... Mas descobrirei sobrenome e outras coisas em meu retorno essa semana.
Marcelo Sant'Anna - eu mesmo como passageiro presente nesse milagre de atendimento de uma empresa de ônibus...

domingo, 5 de junho de 2011

Aprender todo dia é fundamental para nosso desenvolvimento!

Aprendi muito com um caso que aconteceu comigo durante um curso que ministrei esses dias. Quatro alunos desistiram das aulas com a justificativa de que nada aprenderam nos primeiros dias e nada aprenderiam até o final, pelo inadequado conteúdo e pela incapacidade do professor. Estranhamente, minhas avaliações pelos alunos de outras turmas nesse curso superam a média de 95 em 100 possíveis, o que considero uma bondade deles pois ainda tenho muito a melhorar.
De qualquer forma, gostaria muito de agradecer a esses quatro pelos seguintes ensinamentos:
  1. Aprendi que mesmo se fizermos as coisas com amor e dedicação, jamais conseguiremos agradar a todos em todos os momentos, mas sempre devemos buscar agradar à maioria na maior parte do tempo!
  2. Aprendi que dentre as cinco coisas que nunca escaparemos na vida: erros, problemas, ruídos, insetos e "picaretas", esses últimos são os que causam mais estragos!
  3. Aprendi que mesmo contrariados, devemos manter nossa calma e serenidade!
  4. Aprendi que sempre devemos ter objetivos claros quando analisamos um curso de treinamento ou quaisquer outras opções, pois quem não sabe aonde quer ir, nunca pode reclamar de onde está!
  5. Aprendi que algumas pessoas buscam cursos extra curriculares pelo ganho de horas e certificados ao invés de fazê-los pelo conhecimento, contatos e ganhos de experiência!
  6. Aprendi que negociação sempre depende da abertura de ambos, caso contrário, alguém fica impotente para oferecer coisas melhores!
  7. Aprendi que críticas devem ser feitas à pessoa envolvida e nunca aos terceiros que nada conhecem do assunto!
  8. Aprendi que um pode influenciar muitos e esse poder deve sempre ser usado para o bem, nunca para a destruição que é bem mais fácil que a construção e a criação!
  9. Aprendi que as metáforas sempre devem ser usadas para auxiliar o aprendizado, mas só ouve isso quem quer!
  10. Aprendi que cada um enxerga com seus próprios olhos coisas iguais de forma diferente, mas que devemos respeitar a visão dos outros!
  11. Aprendi que devemos sempre responder às perguntas de forma sincera, caso contrário, nunca damos a chance do questionador melhorar ou mudar sua pergunta!
  12. Aprendi que mesmo que eu aprenda que fraqueza se escreve com "z", já valeu a pena o esforço e o tempo!
  13. Aprendi que vale muito mais ensinar para apenas "um" que queira aprender do que investir tempo com alguns que nada escutam!
Uma pena que somente eu e os outros da turma, aprendemos!
Repita comigo: "Serei muito melhor amanhã do que sou hoje!"
FASEMA! FAHOMO! FATODI! FA!