Surpresa agradabilíssima nesse sábado em meu retorno de Londrina - PR, após aulas pela FGV. Sempre que chego ao aeroporto de Guarulhos - Cumbica, SP, já compro minha passagem de retorno pelo ônibus de uma empresa que me deixa em São José dos Campos e agora Caçapava, diretamente desde lá. Sempre me impressiono com a falta de preparo dos motoristas e atendentes dessa empresa de fretamento rodoviário, normalmente sisudos, taciturno, sem sorrisos, sem palavras ou seja, robôs pilotos ou datilógrafos. Mas dessa vez foi diferente! "Ele simplesmente conhecia os quatro princípios do atendimento espetacular da P.R.A.T.I.C.A., e nunca participou de nenhuma palestra minha ou treinamento, que eu lembre!". Às 22:00h de um sábado, 03 de Setembro de 2011, saindo do aeroporto mais movimentado do país, um homem alegre, disposto, conversador e competente se apresentava e nos recebia pelo nome, brincava com os mais quietos, explicou como seria a viagem, ensinou o uso do cinto de segurança, definiu tempo de chegada em cada ponto, desceu para tirar malas de passageiros em paradas intermediarias (isso sei ser até proibido pela empresa, pois os clientes que ficam a bordo sempre reclamam: como pode parar sem ser na rodoviária, isso atrasa nossa chegada em dois minutos - isso mesmo, imensos dois minutos...), mas ele nem ligou. Chegou no horário previsto em todos os lugares e fez questão de se despedir de todos passageiros que deixavam o local. Isso sim é atendimento! Uma pena que ele é raro dentro de sua empresa, que sempre se esforça para deixar uma impressão negativa de seus funcionários. Mas ele terá muito, mas muito sucesso mesmo, podem acreditar! Seu nome? Adilson... Mas descobrirei sobrenome e outras coisas em meu retorno essa semana.
Marcelo Sant'Anna - eu mesmo como passageiro presente nesse milagre de atendimento de uma empresa de ônibus...
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