sexta-feira, 18 de março de 2011

2000: Empresas de pernas pra cima?


Eu aqui em 2011, dez anos de século XXI apresento para um grupo em Marabá meu organograma organizacional invertido, para informar que os mais altos na hierarquia são os que tem que segurar toda a empresa. Pois é, mas ainda no século XX, alguém descreveu de forma muito superior e bonita esse conceito:
"Nesta virada de século tudo está meio de pernas para cima e em função disto fiz esta analogia, espero que seja percebida como tal, não há intento de criar modismo e/ou banalizar coisa séria.
Vejo a empresa como uma planta, onde:
As raízes são a cúpula dirigente. Elas devem buscar os insumos necessários para que a planta cresça firme. Na sua trajetória devem utilizar as melhores ferramentas para extrair os recursos que carecem, sem ferir o ambiente; necessitam uma visão holística para ver o invisível; precisam de flexibilidade para adaptar-se aos diversos tipos de solos, sobre os quais incidem as turbulências internas e externas. Outras qualidades que as raízes devem possuir são a consciência do trabalho em equipe e a importância da interface entre todas as partes da árvore.
O caule e o ramos são a gerência média e os funcionários de execução. Sobre eles recaem todas as responsabilidades quanto a cara da Empresa-planta, seu intercâmbio com a comunidade e adaptabilidade. São eles que enfrentam os machados da concorrência, os ventos da globalização e as chuvas das exigências dos consumidores.
As folhas são os prestadores e serviços, os terceirizados (telefone, energia, água, limpeza, etc.). Elas dão guarida ao caule e ramos, além de fornecerem elementos imprescindíveis para que as raízes exerçam suas atividades com a rapidez e precisão que lhes são impostas.
As flores são os produtos e serviços. Devem sair nas épocas certas, revestidos da qualidade que o mercado exige e dotadas dos elementos exigidos quanto ao custo.
Os frutos são os clientes. Eles darão ou não a sentença quanto à perpetuação da Empresa-planta. Dispensável é registrar que empresa sem clientes fiéis e planta sem frutos estão fadadas ao desaparecimento.

Ademar Rafael Ferreira, Marabá - PA

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que é coaching?

Sempre me pergunto sobre isso. E explicar claramente só me é possível através de exemplos da vida real. Ninguém consegue atingir o máximo de sua capacidade sozinho, todos precisam de um coach (treinador, mentor, consultor ou o que você quiser). O "COACH" é aquele que o ajudará a descobrir seus defeitos, seus medos, suas virtudes, suas vontades e várias outras coisas que transformarão sua vida para melhor. A prova de que "coaching" (o ato do coach ajudar seu coachee - o aluno) funciona pode ser demonstrada pelo sucesso de grandes atletas. Guga, Roger Federer, Cesar Cielo, Ayrton Senna, Seleções Masculina e Feminina de voleibol do Brasil entre outras centenas de exemplos, são um tremendo caso de sucesso porque têm ou tiveram seus coaches por trás, a trabalhar no suporte para que todos pudessem dar o máximo de sua capacidade para atingir seus objetivos. O coach trabalha com planejamento estratégico onde os objetivos claros, alcançáveis e com datas para acontecer são fundamentais para direcionar o coachee da melhor forma possível, através de processos e ferramentas de coaching. Muitos até vão dizer que eu falo isso por ser Coach e quero vender meus serviços. E eu digo que também é verdade, mas meu desejo aqui é mostrar que sempre devemos procurar ajuda que nos mostre onde podemos e devemos melhorar pois sós, jamais atingiremos nossos sonhos. Se quiser atingir seus desejos, procure um coach. coaching@evolcomm.com ou www.evolcomm.com. Muita saúde, paz e sucesso em 2011!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Final do ano de 2010

Dia 1º de janeiro de 2011 completaremos 10 anos de século 21 e as previsões feitas no início e meio do século passado nem de longe se concretizaram. O homem ainda está longe de morar na Lua, ainda faltam muitos anos para pisarmos em Marte e a estação espacial internacional ainda é um cubículo onde poucos privilegiados podem contemplar o planeta azul. Ainda somos incapazes de nos teletransportarmos, pode? Em dez anos as redes sociais dominaram o planeta, com grupos cada vez mais parecidos se formando com pessoas de diversas ditas raças diferentes. É o final, finalmente, das fronteiras. Hoje podemos encontrar outros nós a vagar pelo espaço cibernético ou hiperespaço, como queiram. Pessoas tão parecidas conosco que deixariam psicólogos e biólogos impressionados no século que se foi e era chamado vinte, dobro de dez. Só que as empresas continuam as mesmas e as pessoas também! Cada vez mais estamos afastados da espiritualidade e do significado, focando-nos cada vez mais para sermos os “melhores” no mercado de trabalho através de informações e conhecimentos totalmente voltados para a execução de tarefas nas companhias. A tecnologia fez com que pessoas começassem a odiá-las, de tanto acúmulo de trabalho e falta de tempo. Tempo! Criado pelo próprio ser humano em sua autoconsciência cósmica se tornou seu algoz senhor de engenho. Para nada mais temos tempo, pois trabalhamos muito mais do que antes e a velocidade da troca de informações era impensada vinte anos atrás, no século vinte. O genoma foi decodificado e ainda temos muitos anos à frente até que as doenças sejam eliminadas de nosso dia-a-dia. Somos alvo e vítimas de um mosquito imbatível aparentemente, tudo por falta de educação. Educação essa que coloca países em combate pela melhor efetividade e desenvolvimento de um planeta que cada vez menos consegue controlar suas crises, ainda cheias de fronteiras, mas sem limites. Cientistas escondem suas descobertas com medo da espionagem e dos direitos autorais, pois dinheiro e fama são mais importantes do que gente. É, precisamos repensar nossos valores e nossos estudos sem sentido. O significado é mais importante que o conhecimento, pois só o primeiro pode nos levar à sabedoria, pelo menos ao caminho dela. Após anos de seu lançamento o livro “O Segredo” que fala da lei da Atração, ajudou muita gente, mas ainda é desconhecido de 99,99% da população mundial, onde mais da metade nem de longe tem acesso aos benefícios (ou malefícios) das tecnologias. E tudo que nós podemos fazer é olhar e orar por esperança de uma real mudança, que exige que façamos coisas de formas totalmente diferentes, senão, os resultados serão sempre os mesmos. É o próprio homem que cria seu universo (hoje muito mais verso do que uni), mas ele se perdeu em tantas informações sem significado que está totalmente distraído em ganhar matéria, dinheiro mesmo e posses, e se esqueceu de enriquecer o espírito, a mente e a consciência. Assim que o “Ativismo Quântico” sem verdades absolutas atingir todos os seres humanos e todos os níveis de educação, o mundo terá uma mudança para melhor definitivamente (provavelmente). Antes disso, nos resta apenas desejar a todos que tenham excelentes encontros felizes ao final de 2010 e que ajudem mais gente a melhorar durante 2011. E que mais uma órbita se complete! Muita paz, saúde e sucesso é meu desejo... Façamos deles objetivos!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

LIDERANÇA E DECISÕES



Pensar ser líder é super fácil. Sentir ser líder é bem diferente! Quem é chefe e proprietário pensa ser líder e sempre esquece que liderança é uma questão de escolha dos outros. Ao que quer ser líder só resta a vontade e dedicação serviçal. Isso mesmo, liderar é servir, muito mais que ser servido! E a falta que pessoas liderando faz é o que mais destrói sonhos e negócios, pois na maioria das vezes, esses são apenas déspotas mesmo que esclarecidos. Liderar é decidir para o bem de todos liderados, nunca somente para o do líder. A maior causa de fracasso de empresas vêm da ausência ou na falta da liderança, ou decisões. Exatamente onde a maioria dos custos ocultos de uma empresa se encontram, falta de quem decida pelo bem dela. Para as empresas que realmente desejam liderar: é fácil! Só que poucos conseguem atingir a excelência nisso sem auxílio. Essa ajuda externa chama-se aconselhamento e serve para todos os atletas e equipes de elite. Só me impressiona confirmar que para empresários isso é raro!!! Você nunca atingirá 100% de seu desempenho sem ajuda. Procure quem pode empurrar você às vezes...

Ah! Por que a imagem de Ayrton Senna? Ele soube ser líder e nunca se negou a ser ajudado... Aliás, foi!

domingo, 13 de junho de 2010

COMO AUMENTAR AS VENDAS?





Como consultor de atendimento e vendas no varejo, sempre sou perguntado de que forma se pode aumentar as receitas das lojas. E ao contrário do que muitos pensam, é muito fácil. O único problema existente é que alguns querem crescer sem fazer investimentos, e isso sim é muito difícil! Se alguma empresa de treinamento e consultoria vier com fórmulas mirabolantes para você vender mais desconfie, pois só há duas formas disso ocorrer: 1) Vender para mais gente e 2) Vender mais para a mesma pessoa. Quaisquer outras são pura fantasia. O milagre só acontece quando o cliente entra na loja ou telefona para você, e a responsável por aproveitar esse milagre é a própria empresa. Para atingir o primeiro item, você precisa aumentar o número de clientes que vão até você, e isso você só consegue através de comunicação: propaganda mesmo e publicidade. Isso inclui todos os meios (ou mídias) mais comuns como rádio, televisão, revistas, jornais, eventos e outra muito pouco usada: os próprios vendedores! Isso mesmo, a própria pessoa que atende é um meio de comunicação de seus produtos e serviços. O segundo item é feito através do FASEMA! FAHOMO! FATODI! FA! já colocado aqui no BLOG da 4B no dia 05 de agosto de 2009, e no VENDAS EM MOMENTOS DE CRISE no dia 16 de agosto de 2009. Resumindo os artigos, eles informam que 90% de uma venda é responsabilidade do uso das ferramentas de atendimento espetacular, impecável, quase perfeito. Outros 9% dependem das ferramentas de vendas por atendimento e do vendedor estar capacitado e treinado para tal, e 1% depende do comprador querer... Mas se você cumprir seus 99%, o cliente inclusive fará propaganda gratuíta para sua loja e isso demonstrará que foi realizada uma venda, mesmo sem ganhos financeiros. Mas isso exige que as ferramentas de vendas e atendimento sejam usadas todos os dias, em todos os momentos e sempre evoluindo com as necessidades e anseios de seus clientes. "A propaganda é o conceito do negócio, a alma é o atendimento!" como sempre digo.
O treinamento P.R.A.T.I.C.A. - Programa de Recondicionamento Automático dos Talentos Individuais para Crescimento Acelerado, desenvolvido pela 4B, tem todas essas ferramentas de atendimento e vendas que são apresentadas de forma clara e natural para que seu faturamento cresça à medida que você melhora seu comportamento com o cliente, sempre tratando-o na loja ou ao telefone como o verdadeiro milagre. Visite o site e peça mais informações: http://www.evolcomm.com/ . No próximo artigo falaremos de como aumentar lucros.