domingo, 22 de abril de 2012

Hoje eu acordei como?


Hoje eu acordei como poeta. Não que poesia fosse privilégio de poucos, até mesmo porque o choro de uma criança tem poesia. O vento e a chuva. Tudo é poesia.
Hoje eu acordei como escritor. Mesmo que saiba que escrever não seja dádiva, mas por que as escrituras, mesmo a existente e sagrada, são apenas uma criação de uma raça quase extinta.
Hoje eu acordei como físico. Ainda que o físico não seja visível nem importante, mas porque não existe nada de mais maravilhoso em física que ela própria.
Hoje eu acordei como pássaro. Não que o privilégio de voar fosse apenas de um homem. Mas porque a liberdade e desconhecimento do vôo levam a uma imaginação infinita.
Hoje eu acordei como gênio e até já pensei ser um. Mas nem por isso, a genialidade de uma criança em diferenciar pai e mãe pode ser comparada ao que sonhamos gênios.
Hoje eu acordei como músico. Mesmo sabendo que nossas próprias vozes são música e ainda assim poucos são considerados mestres da mesma.
Hoje eu acordei como poliglota, mesmo sabendo que a linguagem do amor é universal e que diferenças entre palavras são insignificantes.
Hoje eu acordei como criança. Mesmo sabendo que os anos passaram e hoje aprendo muito menos com meus próprios erros.
Hoje acordei como pintor. E vi cores em tudo. Mesmo sabendo que cor é criação de nossas próprias mentes. E que cegos vêm muito mais que os que vêm.
Hoje acordei como um homem. E me senti amado.
E descobri que a única coisa importante é acordar.
Hoje eu acordei como?
Como Universo! Mais que nunca. Ainda que saiba que o próprio universo é uma criação de nossa auto-consciência.
E hoje eu sou muito mais sido. Nascido humano!
E percebi que nascer, independente de onde ou como, não é o importante.
Sejamos nós humanos ou bichos. Flores ou pedras. Moléculas ou Átomos. Quarks ou nada!
Acordar é o milagre...

Isso é só para os que percebem que todos e tudo no universo são feitos de nada!
Marcelo Augusto Prado Sant'Anna

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Para ser uma pessoa melhor e viver a vida!


Quando eu era um jovem engenheiro recém formado, em 1990, até quando me tornei diretor geral de uma empresa de tecnologia de banda larga em 2000, queria crescer na carreira, ser famoso, dar entrevistas, participar de jantares, eventos, ganhar dinheiro, comprar bens e coisas do tipo. Eu nem de longe conhecia as esferas do desenvolvimento e misturava minha vida pessoal com a profissional. Isso custou um casamento e o quase afastamento de meus filhos e por eles escrevo esse artigo. Tomara que nunca cometam os meus erros, mas repliquem meus acertos e transmitam o que eu lhes ensino...
Existem quatro esferas de desenvolvimento que criei a alguns anos quando escrevia meu livro sobre administração da tempo (Salve-me do Tempo!): esfera Pessoal (o Eu!), a esfera Familiar ou Social (filhos, pais, irmãos, amigos, etc), a esfera Profissional (fama, reconhecimento, entrevistas e outras coisas de pouco valor) e a esfera Financeira (dinheiro mesmo!). Cada uma delas deve ter pelo menos um objetivo bastante claro, alcançável e com data para acontecer e, no máximo, três. Sempre que se atinge um dos objetivos, ou seja, temos sucesso, devemos substituí-lo por outro, mas sempre no máximo de três. A figura demonstra como são minhas esferas hoje:

Apenas para exemplificar uso meu caso: Hoje a esfera mais abrangente é a Profissional pois me dedico a ser um professor que transmita realmente conhecimento e curiosidade para meus alunos e procuro cada vez mais preencher meu tempo em salas de aula. Isso muitas vezes me deixa longe de meus amados filhos, que são minha segunda esfera, a Familiar. Mas como eles já são mais crescidinhos compreendem bem minhas ausências e mudanças de compromissos em consequência de minhas atribuições como professor, coach e consultor. A terceira esfera que considero é a Pessoal (eu mesmo) e confesso estar a negligenciar um pouco essa parte, preciso me cuidar muito mais do que faço hoje e ainda nem cumpri nenhum dos objetivos que tracei e um deles é parar de fumar. A minha mais interna esfera é a Financeira. Já que decidi ser professor, ganharei pouco onde quer que eu esteja, assim, jamais poderia focar em ganhar dinheiro e ter bens, aliás, hoje eu nada tenho, nem carro, nem casa, nem imóveis, nem fazenda e muito menos fama. Mas essas esferas foram diferentes no passado! Eu já tive foco em Finanças mais do que nada, pois pensava erroneamente que poderia ter todas as outras coisas com dinheiro, mas filhos não se compram, tampouco saúde, amigos, amor, reconhecimento entre outras coisas realmente importantes. Então passei a alterar meus focos e consegui, apesar das críticas pesadas, descontentamentos, fuga de pseudo amigos, desprezo entre outras duras pancadas da vida, viver melhor do que antes, quando tinha cargos, viagens, salários, benefícios, quase amigos, quase amor, etc.
É duro mudar mas como mudança é a única certeza que tenho, usei essa ferramenta que nem de longe digo ser a única ou a verdadeira, apenas que funcionou comigo. Se pegarmos todas as combinações possíveis entre as quatro esferas, veremos claramente que 16 tipos de priorizações são possíveis, apenas deslocando as esferas entre elas, para dentro e para fora.

Agora convido você para ter o sucesso que você merece!

Olhe as esferas acima, pare um pouco e pense qual é sua esfera prioritária, a mais externa e pense em um até três objetivos para ela, depois faça o mesmo para a segunda esfera e verifique se eles são compatíveis. Por exemplo, se sua externa for a profissional como a minha hoje, ela não é compatível com estar com os filhos todos os dias ou todos finais de semana, dessa forma, você tem que alterar o objetivo da esfera interior, pois a mais externa é a prioritária. Outro exemplo: se você quer ser professor (sua esfera profissional) não pode ter a esfera mais externa prioritária como a Financeira. Faça isso para todas as outras, sempre comparando a compatibilidade dos objetivos e quando encontrar restrições, mude o objetivo ou inove de alguma forma. Isso pode transformar sua vida para melhor eu espero! Depende só de você... Caso tenha dúvidas, pode perguntar que eu respondo e se não souber a resposta, você será informado! www.evolcomm.com 

Marcelo Sant'Anna

domingo, 15 de abril de 2012

O melhor do mundo sem dúvidas... E brasileiro!

Esse cara era mesmo impressionante!
Se você quer saber de um cara que foi o melhor, precisa ver esse vídeo sobre Ayrton Senna da Silva.
"Poucas pessoas no mundo merecem meu total respeito como profissionais. Esse é um..."
Marcelo Sant'Anna