Aprendi muito com um caso que aconteceu comigo durante um curso que ministrei esses dias. Quatro alunos desistiram das aulas com a justificativa de que nada aprenderam nos primeiros dias e nada aprenderiam até o final, pelo inadequado conteúdo e pela incapacidade do professor. Estranhamente, minhas avaliações pelos alunos de outras turmas nesse curso superam a média de 95 em 100 possíveis, o que considero uma bondade deles pois ainda tenho muito a melhorar.
De qualquer forma, gostaria muito de agradecer a esses quatro pelos seguintes ensinamentos:
- Aprendi que mesmo se fizermos as coisas com amor e dedicação, jamais conseguiremos agradar a todos em todos os momentos, mas sempre devemos buscar agradar à maioria na maior parte do tempo!
- Aprendi que dentre as cinco coisas que nunca escaparemos na vida: erros, problemas, ruídos, insetos e "picaretas", esses últimos são os que causam mais estragos!
- Aprendi que mesmo contrariados, devemos manter nossa calma e serenidade!
- Aprendi que sempre devemos ter objetivos claros quando analisamos um curso de treinamento ou quaisquer outras opções, pois quem não sabe aonde quer ir, nunca pode reclamar de onde está!
- Aprendi que algumas pessoas buscam cursos extra curriculares pelo ganho de horas e certificados ao invés de fazê-los pelo conhecimento, contatos e ganhos de experiência!
- Aprendi que negociação sempre depende da abertura de ambos, caso contrário, alguém fica impotente para oferecer coisas melhores!
- Aprendi que críticas devem ser feitas à pessoa envolvida e nunca aos terceiros que nada conhecem do assunto!
- Aprendi que um pode influenciar muitos e esse poder deve sempre ser usado para o bem, nunca para a destruição que é bem mais fácil que a construção e a criação!
- Aprendi que as metáforas sempre devem ser usadas para auxiliar o aprendizado, mas só ouve isso quem quer!
- Aprendi que cada um enxerga com seus próprios olhos coisas iguais de forma diferente, mas que devemos respeitar a visão dos outros!
- Aprendi que devemos sempre responder às perguntas de forma sincera, caso contrário, nunca damos a chance do questionador melhorar ou mudar sua pergunta!
- Aprendi que mesmo que eu aprenda que fraqueza se escreve com "z", já valeu a pena o esforço e o tempo!
- Aprendi que vale muito mais ensinar para apenas "um" que queira aprender do que investir tempo com alguns que nada escutam!
Uma pena que somente eu e os outros da turma, aprendemos!
Repita comigo: "Serei muito melhor amanhã do que sou hoje!"
FASEMA! FAHOMO! FATODI! FA!